Fui a esses 3 destinos reais para fugir de vez do turismo de massa

Tem um tipo de cansaço que só quem viaja muito reconhece: chegar num lugar lindo nas fotos e descobrir que ele virou um parque temático, com fila pra tirar retrato no mesmo ângulo que todo mundo já tirou antes. Foi atrás do oposto disso que saí numa viagem sem roteiro fixo, com um único critério na cabeça: nada de lugar que virou point só porque apareceu numa lista de “10 destinos incríveis” nas redes. Escolhi três paradas bem diferentes entre si — uma na serra do Rio de Janeiro, uma no sertão mineiro, uma no litoral paraibano — e as três tinham a mesma coisa em comum: quase ninguém de fora ia até lá, e isso não era falta de beleza, era só falta de marketing turístico organizado. Não vou fingir que essas três escolhas foram fruto de uma pesquisa científica; foram, na verdade, indicações de gente local, comentários soltos em fóruns de viagem e um mapa aberto no colo enquanto eu ia decidindo o próximo trecho da estrada.

São José do Vale do Rio Preto, na região serrana do Rio

Cheguei em São José do Vale do Rio Preto sem esperar muita coisa, e foi exatamente por isso que a cidade me pegou de surpresa. Fica na região serrana do Rio de Janeiro, entre Três Rios e Teresópolis, mas longe o suficiente da rota turística clássica pra ainda manter aquele ritmo de cidade pequena de verdade — feira de produtor no sábado de manhã, gente que te cumprimenta na rua sem te conhecer, e um verde cobrindo as montanhas ao redor de um jeito que nenhuma foto consegue captar direito. Fiquei numa pousada de família, dessas que servem café da manhã com bolo caseiro e história de quem já mora ali há três gerações.

O que fiz por lá foi simples, e foi exatamente esse o ponto: caminhei por trilhas curtas até cachoeiras sem placa nenhuma indicando o caminho, visitei uma fábrica pequena de queijo artesanal que vende direto pro visitante que passa, e passei uma tarde inteira sentado na praça central só ouvindo as pessoas conversarem sobre o dia a dia da cidade. Não tem atração “imperdível” catalogada em guia nenhum. Tem, isso sim, um jeito de vida que ainda não foi organizado pra receber turista em escala, e é justamente isso que faz valer a visita — a sensação de estar vendo um lugar como ele realmente é, não como ele foi ajustado pra parecer.

Bonito de Minas, no norte de Minas Gerais

De carro, atravessei boa parte do norte de Minas Gerais até chegar em Bonito de Minas, uma cidade pequena às margens do rio São Francisco e a poucos quilômetros do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu — um dos conjuntos de cavernas e sítios arqueológicos mais importantes do Brasil, e ainda assim praticamente desconhecido fora de círculos bem específicos de geologia e arqueologia. A paisagem muda de cara completamente ali: vegetação de cerrado, calor seco, céu aberto e uma sensação de vastidão que só o interior profundo de Minas consegue entregar de verdade.

Entrei numa das cavernas acompanhado de um guia local — sem estrutura de parque temático, sem iluminação artificial exagerada, só uma lanterna e alguém que conhecia cada curva da rocha porque cresceu ali perto, ouvindo histórias sobre aquele lugar desde criança. Vi pinturas rupestres com milhares de anos, sem corda de isolamento nem placa explicativa em três idiomas — só o silêncio da caverna e a sensação de estar diante de algo bem mais antigo do que qualquer coisa que eu já tinha visitado. À noite, o céu de Bonito de Minas é de um jeito que quem mora em cidade grande esquece que existe: sem poluição luminosa nenhuma, estrelado de ponta a ponta. Foi ali que entendi que “turismo de massa” não é sobre o destino ser bonito ou não — é sobre quantas pessoas já decidiram, coletivamente, que aquele lugar merece ser visto.

Baía da Traição, na costa da Paraíba

Esse nome sempre me pareceu dramático demais pra um lugar tão tranquilo quanto esse. Baía da Traição fica no litoral norte da Paraíba e é território de comunidades indígenas Potiguara — um detalhe que muda completamente a experiência de visitar, porque não é só sobre ter uma praia bonita, é sobre chegar num lugar onde a cultura local segue viva e organizada do jeito dela, não adaptada pra agradar turista de passagem.

Passei uma manhã inteira numa das praias quase vazias, de água calma e coqueiros que criam sombra natural sem precisar de barraca alugada nem quiosque com música alta. Almocei peixe fresco numa casa de família perto da vila, comprado direto dos pescadores que tinham voltado do mar poucas horas antes. Visitei um artesanato produzido pelos próprios moradores, sem intermediário e sem preço inflado pra turista, e levei pra casa uma peça de cerâmica que carrega mais história de verdade do que qualquer souvenir comprado em loja de aeroporto. Numa das conversas, uma senhora da comunidade me explicou como funciona a organização das terras ali, e eu saí entendendo mais sobre aquele pedaço do Brasil em uma manhã do que em anos assistindo notícia.

Reparando em retrospecto, o que esses três lugares têm em comum não é a paisagem, nem o clima, nem sequer a região do país onde ficam. É que em nenhum deles eu me senti “processado” como turista — recebido, cobrado e guiado por um roteiro pronto, desenhado pra maximizar quanto tempo eu passo em cada ponto de venda. Se você está pensando em fazer algo parecido, meu conselho é simples: escolha um lugar que ainda não tenha “atração principal” definida no Google, reserve menos coisas do que o normal antes de ir, e deixe o resto da viagem acontecer sem pressa. Leve dinheiro em espécie, porque nenhum desses três lugares depende de maquininha de cartão em cada esquina, e converse mais do que fotografe — foi ouvindo, muito mais do que registrando em imagem, que voltei entendendo um pedaço do Brasil que antes eu só conhecia de nome.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *