Eu ouvi o barulho antes de ver qualquer coisa. Ainda estava na trilha, entre árvores, quando um som grave e contínuo começou a competir com as vozes dos outros visitantes. Só quando a mata abriu é que entendi: aquilo não era um rio, era uma parede de água caindo de um lugar que os olhos custam a alcançar por inteiro. Passei os três dias seguintes tentando decidir qual dos dois lados da fronteira — o brasileiro ou o argentino — tinha me impressionado mais. Ainda não decidi. E talvez essa seja a primeira coisa útil que posso te contar: não escolha um lado. Vá aos dois.
Chegando em Foz
Desembarquei no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu num fim de manhã e já reparei em algo que facilita muito a logística daqui: o aeroporto fica a caminho das atrações, não do outro lado da cidade. Do terminal até meu hotel, na Avenida das Cataratas, o aplicativo levou uns 20 minutos. Foi ali, ainda na estrada, que percebi como essa avenida é bem pensada para quem vem para o roteiro das cataratas: fica entre o aeroporto e o Parque Nacional, o que eu recomendaria para qualquer pessoa que, como eu, não queira perder tempo de deslocamento nos poucos dias de viagem. Se a prioridade for vida noturna e restaurantes variados, o centro de Foz cumpre esse papel — eu só preferi ficar mais perto do que tinha vindo ver.
Quem chega de ônibus ou de carro tem a rodoviária e a BR-277 como referência; e dentro da cidade, o Terminal de Transporte Urbano, no centro, é de onde saem os ônibus municipais até o parque e até o aeroporto, por cerca de R$ 5 — a opção mais barata, ainda que menos prática com mala.
O dia em que o Brasil me mostrou as cataratas por inteiro
Entrei no Parque Nacional do Iguaçu ainda cedo, com o ingresso comprado com dias de antecedência pelo site oficial — descobri, meio tarde, que ele exige horário marcado, embora depois de entrar você possa ficar até o fechamento. Paguei cerca de R$ 121 e segui pela Trilha das Cataratas, um caminho curto, de pouco mais de 1 km, que faz o trabalho mais importante de qualquer roteiro turístico: te leva devagar até o clímax. A cada curva, uma queda diferente aparecia entre a vegetação, e o som foi crescendo até o mirante final, praticamente de frente para a Garganta do Diabo. Ali, a névoa da água vira chuva de verdade — vesti a capa que tinha guardado na mochila e não me arrependi nem um pouco de ter deixado o celular protegido num saquinho plástico.
O que eu não esperava era o quanto o Parque das Aves complementaria esse dia. Ele fica praticamente colado à entrada do parque nacional, e resolvi encaixar os dois na mesma tarde. A diferença de ritmo foi o que mais gostei: depois da imensidão das cataratas, caminhar por viveiros de imersão, com araras e tucanos voando a centímetros de mim, teve algo de intimista. Levei pouco mais de duas horas ali, entre os corredores de mata atlântica reconstruída dentro do parque.
Atravessando a fronteira
No segundo dia, troquei de país sem sair do roteiro. Levei meu RG, emitido há menos de dez anos — é o documento que se pede a brasileiros na travessia da Ponte Internacional Tancredo Neves, embora eu sempre recomende conferir a exigência mais atual antes de embarcar, porque regra de fronteira muda. Optei por um táxi que esperou por mim do outro lado; achei o preço salgado, perto de R$ 300, mas evitou a complicação de organizar volta em outro veículo. Quem quiser economizar, a empresa Río Uruguay faz esse trajeto de ônibus, com saídas a cada hora, por uma fração do preço.
O Parque Nacional Iguazú, na Argentina, tem uma personalidade diferente do brasileiro. Em vez de uma trilha só, ele oferece circuitos — Superior e Inferior — que colocam você em ângulos bem mais próximos da água, e a passarela até a própria Garganta do Diabo, vista de cima, foi o momento que mais me arrepiou na viagem inteira. Paguei a entrada em pesos argentinos, algo em torno de 45 mil, e levei dinheiro em espécie porque soube, já lá, que a fila do caixa eletrônico pode ser de doer. Se eu fosse dar um conselho a quem for depois de mim, seria este: separe o dia inteiro para esse lado, porque a caminhada é mais longa e vale cada trecho.
O último dia, mais devagar
No terceiro dia, sem pressa nenhuma, fui ao Marco das Três Fronteiras. É rápido, é gratuito, e ficar ali vendo o encontro dos rios Paraná e Iguaçu, com Brasil, Argentina e Paraguai visíveis ao mesmo tempo, tem um peso simbólico que eu não esperava sentir depois de dois dias cheios de água e adrenalina. Para quem ainda tiver energia, a Usina de Itaipu oferece visitas técnicas interessantes; eu preferi guardar a tarde para caminhar pelo centro sem roteiro nenhum, o que, no fim, também é uma forma de conhecer uma cidade.
O que eu levaria de novo (e o que eu mudaria)
Se eu fosse reorganizar a mala, colocaria a capa de chuva no bolso externo, não no fundo da mochila — foi a primeira coisa que precisei e a última que encontrei. Levaria também roupa de banho por baixo da roupa normal no dia das cataratas brasileiras; várias pessoas ao meu redor estavam encharcadas e sem alternativa. E cuidaria de trocar um pouco de dinheiro em pesos antes de cruzar a fronteira, porque o câmbio na hora, dentro do parque argentino, não costuma ser o mais vantajoso.
Uma coisa eu não mudaria: ter reservado três dias cheios, sem tentar encaixar mais um passeio. As cataratas pedem tempo para serem vistas devagar, dos dois lados, e o Parque das Aves pede o mesmo respeito que dei às quedas d’água — ele não é um complemento, é parte do dia.
No fim, o que fica de Foz do Iguaçu não é uma foto só, é a sequência: o som antes da visão, a névoa virando chuva, o silêncio diferente do lado argentino, o alívio de sentar sem pressa no terceiro dia. Se você for, não escolha um lado da fronteira. Escolha os dois, e deixe o resto do roteiro em volta deles.




